Hidrometria 3.jpg

HIDROMETRIA

Em Hidrologia a Hidrometria refere-se à medição dos parâmetros que interessam ao estudo da água na natureza, como vazões (líquidas e sólidas) e seus níveis em rios, lagos e represas, índices pluviométricos e outros valores hidrológicos, empregando métodos, técnicas e instrumentação apropriada.

Possuímos instrumental variado e moderno que inclui sensores de pressão absoluta ou relativa, molinetes hidrométricos, Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP), coletores de amostras (água e sedimentos), entre outros.

SENSORES DE PRESSÃO ABSOLUTA OU RELATIVA

A aferição de pressão gera o mais importante padrão de medida, pois as avaliações de vazão, nível, etc. tem grande vantagem no uso dessa tecnologia. A pressão é definida como uma força atuando em determinada unidade de área e é tomada como unidade de referência.

 

MOLINETES HIDROMÉTRICOS

O princípio utilizado nestes aparelhos leva em consideração a rotação da hélice em torno do eixo, abrindo e fechando um circuito elétrico, permitindo registrar o número de voltas durante um intervalo de tempo conhecido, ou seja, determina uma relação entre a velocidade do fluxo.

ADCP - ACOUSTIC DOPPLER CURRENT PROFILER

Empregado para obter com precisão e rapidez a vazão em grandes rios. É semelhante a um sonar, e mede a velocidade de correntes de água ao longo de um intervalo de profundidade usando o efeito Doppler de ondas de som espalhadas em torno de partículas dentro da coluna de água.

COLETORES DE AMOSTRAS (água e sedimentos)
Permitem a coleta de água, efluentes e solos, preservando as características existentes no momento da amostragem.

Com um time de profissionais qualificados e experientes na área de Hidrometria, atuamos de forma rápida e precisa em todo o território nacional e em regiões de fronteira com outros países, prestando serviços de:

  • Instalação de postos fluviométricos e pluviométricos;

  • Instalação de estações hidrológicas telemétricas;

  • Medição de vazão líquida e sólida (suspensão e fundo);

  • Monitoramento através estações hidrológicas com e sem telemetria (níveis d’água e precipitação);

  • Determinação da curva-chave de descarga líquida e sólida;

  • Instalação de seções de réguas limnimétricas;

  • Instalação de sensores de pressão, temperatura, turbidez, salinidade, etc.;

  • Coleta de sedimentos em suspensão para análise laboratorial;

  • Cálculo de volumes em reservatórios;

  • Contratação de leituristas e manutenção de postos hidrométricos;

Realizamos levantamentos hidrométricos em vários rios e reservatórios brasileiros e reunimos em nosso Portfolio trabalhos de referência para hidrelétricas, hidrovias, portos e mineradoras, entre outros setores.

Hidrometria 1
press to zoom
Hidrometria 2
press to zoom
Hidrometria 4
press to zoom
DSCN2050
press to zoom
1/2