1/4

BATIMETRIA

Nós temos grande orgulho de reunir em nosso Portfolio trabalhos de batimetria de grande relevância para o país, mesmo em ambientes desafiadores, como o levantamento topobatimétrico do Pedral do Lourenço, no município de Itupiranga, entre Marabá e Tucuruí, no estado do Pará. 

A Batimetria consiste no levantamento da topografia e do leito das superfícies subaquáticas, sendo que já levantamos uma área superior a 20.000 km2 de rios e reservatórios, o que nos confere posição de destaque no cenário nacional como provedores de dados batimétricos em águas interiores para obras de engenharia. Com a expertise adquirida, atuamos em locais onde poucas pessoas tem acesso como a Amazônia, o interior do pantanal matogrossense e vários rios brasileiros. 

 

Com larga experiência, instrumental de ponta e uma frota de barcos própria, especialmente desenvolvida para levantamentos hidrográficos, essa é uma especialidade que estamos sempre prontos para atuar. Nosso instrumental inclui ecobatímetros digitais monofeixe de simples e dupla frequência e ecobatímetros multifeixes das empresas líderes do mercado. 

 

Sempre na vanguarda da tecnologia, a Rural Tech também trabalha com Veículos Autônomos de Superfície (Autonomous Surface Vehicle - ASV ou Unmanned Surface Vehicle - USV) multifeixe e monofeixe. Dispomos de um dos menores veículos autônomos do mundo equipado com um sistema multifeixe, que é o menor deste porte na América do Sul. Devido às dimensões e peso reduzidos, bem como o calado mínimo, esses veículos possibilitam a batimetria em águas rasas ou áreas restritas, nas quais seja inviável a navegação com embarcações tripuladas ou de porte normal.  Apresentam desempenho excelente em pequenos reservatórios de água, lagoas de decantação e rejeitos de empresas de mineração, entre outros, além de proporcionar mais agilidade e maior segurança nos deslocamentos e levantamentos. 

Para a caracterização detalhada dos sítios de interesse, integramos LIDAR móvel ou levantamentos topográficos para o levantamento integrado da área seca e molhada, aerofotogrametria com drone/VANT/aeronaves ou imageamento orbital, incluindo a modelagem 3D da topografia e estruturas de interesse. ​

Com um time de profissionais qualificados e experientes, atuamos de forma rápida e precisa em todo o território nacional e em regiões de fronteira com outros países, prestando serviços de:

Batimetria multifeixe e monofeixe:

  • Estudos de aproveitamentos hidrelétricos em regiões de difícil acesso (corredeiras, áreas isoladas na Amazônia)

  • Levantamentos para Hidrovias

  • Batimetria em pequenos corpos d'água

  • Batimetria em grandes reservatórios

  • Acompanhamento de dragagens

  • Levantamentos Hidrográficos (LH) Categorias “A” e “B”

  • Monitoramento do leito de corpos hídricos para controle de aporte e movimentação de sedimento.

Levantamentos batimétricos e laser integrados
(ambos instalados na embarcação):

  • Aplicação em portos e canais

  • Monitoramento de barragens

  • Mapeamento da área molhada e das margens para curva

  • CAV - Cota x Área x Volume

  • Seções (faixas) topobatimétricas com área seca e molhada em um só levantamento.

press to zoom
press to zoom
press to zoom